Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A Igreja e eu – Quando mudar de Igreja?




 A importância da igreja local é algo que eu aprendi muito cedo na minha caminhada cristã, e tornou-se uma das paixões da minha vida. Eu  acredito  firmemente que muitos naufrágios espirituais que ocorrem na vida das pessoas poderiam ser evitados se fossem conectados a uma boa igreja. Eu gostaria de explicar algumas coisas através dessa mensagem e lidar com as questões mais comumente levantadas, acusações, e equívocos sobre a relação do cristão com a igreja local. Por favor, entendam o propósito desta mensagem: Não é minha intenção fazer da igreja  algum tipo de ritual legalista. Uma boa igreja não é uma escravidão, é a liberdade! Dito isto, vamos olhar para a Palavra juntos! 



1. "Eu adoro a Deus em casa, por que eu preciso da Igreja?"
Você certamente deve estudar, orar e adorar a Deus em casa. Isso é uma dádiva, mas você não pode escolher entre um e outro; você precisa fazer ambos. Jesus certamente adorava o Pai em sua vida pessoal, mas ele ainda viu a necessidade de comparecer ao culto público (Lucas 4:16). Se o perfeito Filho de Deus precisava dele, não pessoas imperfeitas como nós precisamos ainda  mais? Na realidade, o nosso culto na igreja deve ser um derramar de nossa adoração pessoal diária que acontece em nossas próprias vidas. Há com certeza ministracoes e derramar  que Deus reserva para os momentos em que os santos estão reunidos. (1 Coríntios 14:26) Alguns dizem "eu adoro a Deus do meu próprio jeito". Mas o fato é que Deus só aceita a adoração quando for feita do jeito DELE (cf. Mc 7:07). Se nós vamos realmente adorar a Deus, então é inegociável que a igreja seja uma parte desse culto.


2. "Eu posso estudar a Bíblia por mim mesmo. Eu não preciso de homem para me ensinar"
Tão importante quanto é o estudo da Bíblia  pessoal, não é um pouco arrogante ao afirmar que não precisamos da ajuda de pessoas que o conhecem melhor do que nós? Jesus disse: "Bem-aventurados os mansos" (Mateus 5:5). Ser humilde não significa ser fraco ou um capacho. Pelo contrário, significa estar disposto a admitir que não sabemos tudo, não sendo demasiado orgulhoso para pedir ajuda. É por isso que precisamos ir à escola. É por isso que precisamos de treinamento no nosso trabalho ... Voce entregaria as chaves de seu carro para uma criança de 5 anos, e diz: "Vá  descobrir por si mesmo?" Claro que não, e Deus não faz isso por nós, também. Deus coloca os governos dentro da igreja (1 Coríntios 12:28), e Ele nos dá o ministério ordenado como um dom, para ajudar a trazer-nos a maturidade na fé (Efésios 4:11-12). Precisamos de mestres e professores amadurecidos, com uma doutrina sólida para nos ajudar a crescer. Verdadeiros ministros são colocados em seus respectivos cargos pelo próprio Espírito Santo (Atos 20:28). Eles são levantados para alimentar e supervisionar o rebanho (Atos 20:28; 1 Pedro 5:2) manter a pureza doutrinária (Tito 1:9), e proteger a igreja de dano espiritual (Tito 1:10-11, 2 Pedro 2:1 ).

Eu acredito no sacerdócio do crente. Acredito que cada cristão possa chegar a Deus livremente e abertamente. No entanto, alguns levaram este conceito a um extremo tal que eles não reconhecem a legítima  autoridade espiritual ordenada de Deus. Somos ordenados por Deus a honrar, apoiar e cooperar com os líderes espirituais que Deus colocou sobre nós (1 Coríntios 11:1-2, 16:15-16, Filipenses 3:17, Colossenses 4:10, 1 Tessalonicenses 5 :12-13; Hebreus 13:7, 17). Os líderes espirituais são seres humanos falíveis, claro, e devemos julgar tudo que  somos ensinados à luz das Escrituras (Atos 17:11). No entanto, a verdade é que sem uma liderança, haverá anarquia. Quando Moisés estava fora no monte sinai, voltou para encontrar os israelitas adorando o bezerro de ouro (Êxodo 32). Isto é tão perigoso hoje como era naquela época.

3. "O que significa ser um membro de uma igreja?"
Um equívoco comum, é que ter um cartão de membro ou assinar um pacto de membro  da igreja é "apenas ter um pedaço de papel." A igreja do Novo Testamento claramente mantinham registros de seus membros (Atos 1:15, 2:41, 47). Além disso, vemos cartas de recomendação  de uma igreja para outra (Atos 18:27; 1 Coríntios 16:3; 2 Coríntios 3:1-5). É daí que vem o costume de " carta de transferência ". Juntar-se a uma igreja é um sinal de que você está entrando em aliança, em pacto com  esta Igreja em particular. Ao fazer isso, você está comprometendo a sua fidelidade à Igreja, que você  irá cooperar com a sua liderança, e que irá honrá-la com suas orações (Efésios 1:01, 16, 1 Tessalonicenses 5:25; Filemom 22), serviço  (Hebreus 10:25), serviço (1 Coríntios. 12:4-27 cp [. 1 Coríntios 1:2]; Efésios 4:07, 11-12, 16; 1 Pedro. 4:10-11), e suporte financeiro. (Mal. 3:8-10 ;1 Coríntios 16:1, 2; 2 Coríntios 8, 9, Hebreus 7:8; Gálatas 6:6 e Hebreus 7: 1-11). Lembre-se que cada membro é um ministro, você foi chamado para crescer e amadurecer para poder servir!
Depois de fazer este compromisso, é importante leva-lo a serio e ficar com ele. Tenho conversado com pessoas que acreditam que Deus leva-os a mudar de igrejas a cada três meses. As pessoas que pensam dessa maneira nunca crescem consistentemente em sua caminhada com Deus. Não seja  um ‘galinha’ de  igreja! Há razões legítimas para que Deus possa levá-lo a mudar igrejas, no entanto, Deus não vai levar você a mudar de igrejas de forma esporádica, ou por caprichos (ver Provérbios 24:21). Conceitos bíblicos, tais como fidelidade e lealdade entram em jogo aqui. Discutiremos isso com mais detalhes na mensagem.


4. "Eu fui  ferido na igreja. Como posso superar isso?"
Tenho também sido ferido nas igrejas. Em algum momento, todos nós provavelmente tivemos a nossa mágoa e ferimos os sentimentos de outra pessoa também. Infelizmente, essa é uma parte fundamental da interação humana.
Sei que muitos cristãos têm profundas cicatrizes emocionais devido a serem feridos ou desapontados por um membro da igreja, ou pior ainda, por um líder de igreja. Eu certamente não estou minimizando a isso. No entanto, a Palavra de Deus não muda por causa de nossas experiências negativas. A igreja não é perfeita, porque é composta de pessoas imperfeitas. Com caroços e tudo, a igreja ainda é o Seu Corpo, e Ele ainda convida todos os cristãos a fazer parte dela. Acontece em todas as áreas da vida, e a igreja não é exceção. Eu não quero parecer demasiado simplista, mas a única coisa a fazer é perdoar, esquecer e continuar em Deus (Mateus 6:14-15, Marcos 11:25-26: Efésios 4:31-32: Colossenses 3:13).

5. "As igrejas estão atrás apenas do meu dinheiro"
Dentro do grande número de igrejas no país, apenas muito, muito pequena percentagem é que realmente mostraram qualquer indício de conduta antiética financeira. E  justamente esse pequeno grupo que habitualmente  obtêm  estrondosa  cobertura da mídia!

O dinheiro é uma parte da vida, e as igrejas, como qualquer outra instituição, deve tê-lo para funcionar. O que a Bíblia diz sobre isso? Bastante!
Somos obrigados por Deus para sustentar a igreja através de nossos dízimos e ofertas (Malaquias 3:8-10.; 1 Coríntios 16:01, 2; 2 Coríntios 8, 9, Hebreus 7:8). Até Jesus teve uma base de doadores durante Seu ministério terreno (Lucas 8:2-3). Também é interessante notar que quando Jesus estava no templo, Ele observou pessoalmente a oferta a serem  levantadas (Marcos 12:41-44). Dar aos outros ministérios e instituições de caridade é bom, e tem o seu lugar, mas a prioridade em nossa vida deve ser dar para  que a casa de Deus não esteja em falta (Malaquias 3:10).
Além disso, nossa doação reflete nossas prioridades. Jesus disse que onde estiver nosso tesouro, nosso coração estará  também (Mateus 6:21). Se o nosso coração está verdadeiramente em conjunto com o  Reino de Deus, ele irá refletir em como usamos o nosso tesouro. (Eu sempre digo: Se tem medo de alguém pegar o seu dinheiro, guarde ele no seu bolso - assim ninguem pega!)

6. "Será que os ministros devem  ser pagos?"
Sim, nossa doação para a igreja inclui apoio financeiro para o ministério. Muita gente toma  como ofensa a idéia de um Pastor receber um bom salário, morar em uma casa agradável, etc. Eu já ouvi falar de uma igreja ficar irritada com o seu Pastor por comprar ao seu garotinho um sorvete! Isso está longe de ser bíblico, e é, na verdade, pecaminoso e prejudicial. Se um homem de Deus compartilha a Palavra de Deus, que traz mudança pra você, sua resposta deve ser para que ele e sua família viva na pobreza? A Bíblia ensina que aqueles que partilham a Palavra de Deus conosco são dignos de "dupla honra." (1 Timóteo 5:17-18). A palavra "honra" nesse versículo é a raiz da palavra "honorários", e está ligado, tanto pelo contexto e, por definição, com o apoio financeiro do ministério (ver Strong # 5092). Os que ensinam a Palavra devem receber um salário duplo! Na verdade a própria Igreja e abençoada quando cuida e supre as necessidades físicas/financeiras dos seus pastores. Quando você abençoa um ministro você recebe o mesmo galardão que ele: “Mt 10:40-42 “Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo em qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo d’água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo, que de modo algum perderá o seu galardão.  Para mais referencias, ver Mateus 10: 10, 11;  Lc 7, Gálatas 6:06 e Hebreus 7: 1-11.

7. "Como e quando devo mudar igrejas?"
Compromisso com a igreja é uma coisa séria, e nós nunca devemos  ser irreverentes ou frívolos sobre o assunto. Quebra de pacto, de uma aliança,   é um pecado muito grave aos olhos de Deus (Romanos 1:31-32).
Há, no entanto, as circunstâncias em que mudança de igrejas  é justificável e necessária. Há coisas óbvias, como se mudar para outra cidade, mas concentrando-se mais sobre os pontos espirituais, há  algumas razões para sair de uma igreja que incluem:
a) A igreja cair em erros doutrinários graves, (ex: não pregar a graça de Deus, ou seja, o verdadeiro Evangelho – Gal. 1:6-9; - exigência de obras da lei e de regras para salvação da alma; etc. )
b) A liderança se envolver em algum tipo de pecado grave, como a má conduta sexual ou financeira
c) progressões em seu próprio crescimento espiritual (sim, é possível "superar" a igreja no seu crescimento e revelação da Palavra!).
Se isso se tornar necessário para que você mude igrejas, tente faze-lo de forma discreta, tanto quanto possível. - (avise a liderança e não saia falando pra todo mundo que esta saindo!) -  Saia quieto, não cause conflitos desnecessários, e não fale contra os líderes da igreja. Sempre tome o caminho da integridade.

8. "Devo ficar em uma igreja espiritualmente doente e tentar mudá-la de dentro?"
Não, e isso é importante. Os cristãos que se juntam as igrejas por essa razão, ou permanecem nessas Igrejas pela mesma razão,  geralmente desejam o  bem, mas isso é tanto bíblica como espiritualmente errado. Como afirmamos anteriormente, quando você se junta a uma igreja, você está entrando em uma relação de aliança com a igreja. Você está concordando diante de Deus que você vai cumprir o que a Igreja ensina, e que vai cooperar com a liderança da igreja. Para aderir a uma igreja, e depois trabalhar para minar a liderança da igreja, mesmo que a liderança seja ruim e errada, é desonesto. (Veja Jeremias 48:10). Na verdade, inúmeras vezes na Bíblia, Deus  nos ordena especificamente para não aderir ou comunhar com certos tipos de pessoas e grupos.
(1 Timóteo 6:3-5, 2 Tessalonicenses 3:06; 2 Timóteo 3:5). Além disso, fazer parte de uma igreja errada e doente, significa dar do seu tempo e recursos para apoiar a igreja a ensinar e difundir  o que é errado, e, portanto, você torna-se cúmplice do pecado deles (2 João 9-11).
Duas coisas que são absolutamente necessárias para o crescimento são o ambiente adequado e alimentação adequada. Sem essas coisas, você vai morrer aos poucos. Isto é verdadeiro em ambos os reinos natural e espiritual. . Uma caminhada cristã com Deus é um tesouro inestimável, um tesouro que deve ser alimentado e cultivado. Nossa escolha de uma igreja deve refletir isso. Se você esta no lugar errado, você esta fora da vontade de Deus, e isso é estar em desobediência!

9. “Quanto tempo tenho que esperar para servir em ministério?”
A maioria das igrejas quando recebem um novo membro, tem por base esperarem cerca de 6 meses a 1 ano para que seja comprovada a conduta e lealdade do individuo antes de receber algum cargo. Isso se da por motivos bem óbvios. 1 Tim. 5:21,22
(1 Tim. 3:8-10). – A verdade é que Deus conhece o seu coração e chamado, confie nele para promovê-lo a Seu tempo, afinal todos fomos chamados a fazermos discípulos, você não precisa do aval de nenhum pastor para pregar o evangelho!

10. "Como eu posso encontrar uma igreja saudável"?
Há uma série de princípios para se ter em mente quando se procura por uma igreja:

a) Peça  Deus para guiá-lo.
b) Estude o que a Bíblia ensina sobre a Igreja, e como esta deve funcionar;  faça disso  os critérios para a sua pesquisa.
c) Não escolha uma igreja com base em fatores superficiais como popularidade,  a conveniência da localização, etc.
d) Esteja disposto a sair da sua zona de conforto. Lembre-se: Deus vai esticá-lo!
e) Tome tempo para fazer perguntas sobre a igreja aos seus dirigentes. Saiba mais sobre a doutrina da Igreja, visão, etc.

Obviamente, isto não é uma lista exaustiva, mas espero que existam algumas coisas aqui neste post que te abençoe e te ajude. A importância desta questão não pode ser enfatizada com força suficiente. Há um processo de crescimento em que o cristão vai de simplesmente ser convertido para ser um discípulo. Apesar de variar de pessoa para pessoa, estima-se que leva cerca de cinco anos em uma igreja boa, sólida para uma pessoa começar a ser muito bem fundamentada na fé. Mas este é apenas o começo. Uma vez que você está firmado e plantado, você viver's a cada dia de forma totalmente nova e fresca, pronto para servir a Deus e Sua igreja. Sua caminhada  ficará  cada vez mais rica. Como a bela exortação do Salmo 92:13 nos lembra:
"Aqueles que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus."

É bem dificil de remover uma arvore que está plantada! Se voce estiver plantado na casa do Senhor, será quase impossivel satanás te remover com qualquer coisinha...


 até a próxima!
R. davis
visite meu site AQUI



Um comentário:

Unknown disse...

Ótimo post!!
Estava precisando dessas palavras.

Que Deus continue te abençoando, Raquel.

Bjs..

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...