Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Armadura de Deus

Olá querido leitor!

Seja mais uma vez muito bem vindo! Hoje tenho algo muito importante para sua caminhada de fé.

Atendendo à pedidos, estou postando minhas anotações do estudo que dei sobre a Armadura de Deus (Efésios 6:10-18). Como a Palavra é viva, minhas anotações já estão atualizadas!

"Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos." 


Efésios 6:10 - Paulo nos diz para usarmos o poder e a força de Deus. Na nossa própria força e poder, não conseguimos ir contra as adversidades e investidas do inimigo. O resultado é estresse, frustração e fracasso!

v11 - Agora ele nos diz para vestirmos a TODA Armadura de Deus - Se estivermos vestidos como Deus, e lutarmos como Deus, nos pareceremos com Deus para o diabo. Quem conhece um pouco de estratégia de guerra nos tempos medievais, sabe muito bem que a Armadura do Rei era sempre diferente em cor, peso, valor e aparência. Me lembro do Rei Acabe, em 1 Reis 22:30-34, que foi para batalha disfarçado, ou seja, sem usar a Armadura Real, mas que pediu ao Rei de Judá, Josafá, que vestisse a sua. Quando os capitães inimigos viram Josafá com a Armadura Real, pensaram "certamente este é o Rei de Israel" (v32). Mas como a palavra de Deus não volta vazia, O Rei Acabe teve o que merecia mesmo disfarçado, e foi ferido e morreu.
Ciladas = esquemas, táticas, métodos e dispositivos. Satanás é um grande estrategista, mas lembre-se que o único poder que ele possui agora, é o poder do engano e decepção. (Mateus 28:18 - Jesus Cristo tem TODO o poder no céu e na Terra agora, e o deu à Igreja).

v12 - 4 Ranques de demonios: 1) Principados = Arche  -  Possivelmente um arcanjo caído.
4.o na Hierarquia = forças espirituais do mal e é com eles que lidamos.

P.: Qual o propósito desses demonios?
R.: Destruir tudo o que é de Jesus. 

 Como?

1) Impedindo o trabalho de Deus - (1 Tess. 2:17,18, Atos 17:1-9, Luc 4:5,6, Ap. 2:10);
2) Cegando as mentes - (2 Cor. 4:4);
3) Enganando os homens - (2 Cor. 11:3);
4) Tentando a humanidade - ( 1 Cor. 7:5);
5) Golpeando repetidamente o povo de Deus - (2 Cor. 12:7);
6) Tentando corromper e infiltrar a Igreja de Cristo - (2 Cor. 11:15, 1 Tim. 4:1).

v14 - 7 Peças compõem a Armadura


1.a) Cinto da Verdade - A verdade é cinto que nos permite lutar sem nos embaraçarmos em nossas roupas. Era a peça mais importante, pois segurava outras peças da Armadura. 
Nos dias de Paulo, vendedores corruptos vendiam vasos com rachaduras, cheios de cêra, pintados. Quando colocados contra a luz dava para ver os defeitos. Os vendedores genuinos anunciavam, "Vasos sem cêra." Paulo está dizendo que o Cristão deve ser verdadeiro, sincero e genuino. Sem aparência falsa, sem hipocrisia, real.
Se Cristo (O ungido, e Sua Unção), não é uma realidade em sua vida, voce não está pronto para a batalha.
Em João 14:6, Jesus afirma "Eu sou a Verdade". Note que Ele não disse que é "uma verdade", mas A VERDADE. Isso não deixa muito espaço para opiniões pessoais e individuais...

2.a) Couraça da Justiça (Armadura Para o Peito) - Principal uso era para proteção dos órgãos vitais. A couraça era anexada ao Cinto, assim como  a espada. Era uma das peças principais e a mais pesada (a do Golias pesava cerca de 70Kg! - 1 Sam. 17:5).
O que a couraça era para o soldado Romano, justiça é para nós os cristãos.
Existem 2 tipos de justiça - A do homem (baseada no que fazemos)
                                               - A de Deus (baseada no Cristo fez)
A de Deus vem apenas pela Fé. É um presente e é apropriada através de Cristo. (Rom. 3:22, 2 Cor. 5:21, Filip. 3:9).
Infelizmente a maioria dos Cristãos não entendem sobre Justiça de Deus. A falta de revelação dessa verdade produz condenação, sentimento de culpa e uma frustração, que é produzida pelo simples fato de não nos sentirmos dignos de receber nada da parte de Deus.
Querido (a), entenda: Deus te ama e te aceita baseado no que Jesus Cristo fez! não tem absolutamente nada a ver com voce, nem com o que voce fez ou deixou de fazer!
Qualquer pregação do Evangelho que diga que eu preciso de Cristo + alguma coisa, a fim de ser declarado sem culpa, não é o Evangelho de Cristo. 
"Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei (cumprimento do "não pode isso, não pode aquilo"), da qual testemunharam a Lei e os profetas, justiça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo PARA TODOS OS QUE CRÊEM." (Rom 3:21,22 NVI).
Aleluia!

3.a) Calçados os pés com a Preparação do Evangelho da Paz - O solado era parecido com chuteira de futebol. Dava à eles movimentos rápidos e estabilidade.
É preciso ter prontidão. Faça o que sabe que precisa fazer sem demora e sem preguiça!
Muitas vezes não somos honrados por Deus porque nos falta prontidão. Não somos bons administradores do nosso tempo, nos distraímos com muitas coisas sem importância.
Que nossos pés sejam rápidos para anunciarem Boas coisas, palavras de paz. Muitas vezes nossos pés são rápidos para anunciarem desgraça, fofoca e negativismo. E agora, nem precisamos sair de casa para isso! Basta um click e pronto.
(Is. 52:7) "Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: "O seu Deus reina!" 

4.a) Escudo da Fé -  Esse escudo era do tamanho de uma porta e servia também como arma de combate. "Com o qual podemos apagar TODOS os dardos inflamados do maligno"



Vitória total é possível. Uma vida cristã vitoriosa não acontece porque não existe oposição. Uma vez que uma pessoa comece a firmar-se na Palavra, o ataque intensifica. (2 Tim 3:12; Mc 4:17; 2 Cor. 2:14).
**Sem fé é impossível agradar à Deus (Heb 11:1). 
A fé é a ponte que traz do mundo espiritual, todas as coisas  que voce tem direito como filho de Deus.

5.a)  Capacete da Salvação - Proteção para a cabeça.
Não haverá vitórias até que a sua mente seja protegida e renovada pela Palavra (Rom 8:6; 12:2). A batalha do crente não é em nenhum lugar além da mente!
Como ouvi e aprendi com o Andrew Wommack,
 "A vida cristã não consiste em implorar à Deus por alguma coisa, e sim, consiste em renovarmos a nossa mente, e então aprendermos a liberar o que já recebemos em Cristo Jesus."

6.a) Espada do Espírito - Que é a Palavra (Rhema) de Deus.
Rhema = Palavra falada apropriada para a sua situação. Palavra de Deus escondida no seu coração, então ativada pelo Espírito e falada numa situação apropriada. A Palavra de Deus é espada de dois fios quando está na nossa boca. Precisamos aprender a falar mais a palavra para nossa situação contrária.
Se voce só tem uma boa defesa voce não se machuca, mas também não vence.

7.a) Orando todo o tempo com todo tipo de oração e súplica no Espírito
A oração é uma arma de ataque e também de defesa! Aprenda a orar o tempo todo, ou seja, a mandar sinal à seu respeito para o céu constantemente. Aprenda a orar no Espírito Santo, que não é apenas orar em línguas, mas também orar a palavra de Deus.

Se voce só tem uma boa defesa voce não se machuca, mas também não vence.

Notou algo interessante na Armadura de Deus? Não existe nenhuma proteção para as costas!
Pois é querido (a), só temos proteção enquanto avançamos com ousadia e poder. Então parta pra cima irmão, irmã! Vista todos os dias cada peça da Armadura de Deus e seja mais que vencedor. Em Cristo não precisamos ficar com medo do inimigo e nem fugir covardemente toda vez que ele tentar nos atacar.

A Palavra nos garante, 
"Obedeça a Deus, resista (lute contra) o diabo ( e tudo o que vem dele), e ele fugirá (aterrorizado) de voces." (Tiago 4:7)

Espero (com expectativa) que tenham gostado! Até a próxima.

Pastora Raquel Davis


dicas de leitura: The Image of Righteousness, by Dr. Creflo Dollar, 
Campo de batalha da mente by Joyce Meyer (Battlefield of the mind)



4 comentários:

Eneas Lara disse...

Olá Pra. Raquel! aqui estou te visitando, e de imediato já gostei da sua sempre e oportuna mensagem. "A ARMADURA DE DEUS" sem a qual o leão que ruge ao nosso redor procurando nos devorar, vai acabar conseguindo né?. Gostei do seu blog e vou voltar aqui outras vezes, Deus te abençoe!!! Há.... vou também vender o meu peixe rsrsrsr o meu linK é: http://eneaslara.blogspot.com/
Apareça por lá, será um grande prazer.!!!!!!!!

Unknown disse...

Muito lindo seu texto,realmente temos de nos vestir a armadura que o Senhor nos dá,somente assim podemos seguir firmes na jornada.Acesse também http://elosdeoracao.blogspot.com.br

Anônimo disse...

AMÉM AMÉM AMÉM,POR ESTE ESTUDO MARAVILHOSO!!!!!Havia perdido e os cadernos da Ana e da Bili estavam muito incompletos e é um tema da MAIOR importância,engloga tudo e mais um pouco!E colocado de uma forma clara e prática,características sempre presente no trabalho de vocês,(convenhamos que é uma baita ajuda para o Espírito Santo,brincadeirinha pois sei que vem Dele,usando-os como veículo,e veículos com este dom fantástico da clareza e simplicidade
na transmissão da VERDADE para nós!
Deus abençoe as suas vidas cada vez mais!
AMO os dois muito!Obrigada
Ely

ebvirtual disse...

Parabéns! Continue se dedicando dessa maneira porque é de pessoas assim que a Obra de Deus precisa.
Fica na paz!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...