Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Mulheres podem pastorear e liderar? Mais um absurdo!


Mulheres em Ministério e Liderança? Por que sim?      


Quando somos ensinados a aceitar uma *"inverdade" como sendo a verdade de Deus, então nos tornamos cegos à verdade.
Há cerca de um pouco mais de um mês atrás uma pessoa me disse "Se voce me mostrar na Bíblia um versículo que prove que mulheres podem ser líderes e pastoras, então eu comerei minha Bíblia!". Meu esposo estava do meu lado e rimos, ele me disse, "Raquel não reaja à ignorância com mais ignorância".
Nunca tive problemas com os sem igreja e nem com os humildes que desejam aprender a Palavra de Deus, meus problemas vieram sempre dos religiosos e dos arrogantes.
Quando o pastor da maior igreja Cristã do mundo na Coréia do Sul, David Yonggi Cho (que tem mais de 750 mil membros) foi perguntado por pastores americanos sobre o segredo de seu sucesso, ele respondeu "LIBERE SUAS MULHERES PARA O SERVIÇO MINISTERIAL!"

Então caro leitor (a), se voce também tem essa dúvida sobre mulheres em posição de autoridade, oro para que este estudo possa esclarecê-lo (a)! Se voce mulher, sabe que tem um chamado de Deus mas assim como eu fui um dia, sente-se amedrontada de assumí-lo por pensar que irá contra Deus, seja livre em nome de Jesus!

Mulheres não podem sequer falar na Igreja?

Vamos começar com a clássica Escritura que tem sido como escravidão, 1 Corintios 14:34-35, que será em breve sua Escritura libertadora. 
"Corservem-se as mulheres caladas nas igrejas, proque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja."
Voltaremos a essa passagem  em um momento mas primeiro precisamos entender como a carta de 1 Corintios é exposta. Isso é essencial para entender mulheres em ministerio.
Nos capítulos de 1 ao 4 o Apóstolo Paulo escreve principalmente sobre o seu ministério, reprovações, sua visita, explicações e sobre Timóteo. Nos capitulos 5 e 6 ele escreve concernente coisas que ele ouviu estarem acontecendo na igreja de Corinto. Mas nos capitulos de 7 a 14, Paulo estava respondendo a perguntas e declarações que os Corintios escreveram pra ele. Vamos dá uma olhada:

Em 1 Cor 7:1 ele fala "quanto ao que me escreveram"....
       1 Cor 8:1 "No que se refere as coisas sacrificadas..."
E finalmente em 1 Cor 12:1 ele começa a responder as perguntas em relação a dons espirituais . "A respeito dos dons espirituais, não quero irmãos que sejais ignorantes."

Ele então fala que a manifestação dos dons Espirituais é dada a cada INDIVÍDUO - HOMEM E MULHER. Ele menciona diferentes tipos de manifestações incluindo palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, variedade de linguas e sua interpretação, etc. Preste bastante atenção particularmente nas palavras "Todos", "outro", "cada um", "todos os membros" etc. Nestes casos, a palavra Grega para "cada um" significa "pessoas" e não homens apenas. a palavra "todos" no Grego siginifica TODOS, não metade, não apenas alguns poucos, não apenas um grupo seleto, não apenas homens ou apenas mulheres, mas TODOS!  Entendeu irmãzinha????

Antes de irmos adiante algumas verdades devem ser estabelecidas.
Primeiro, a igreja não é um edifício, mas o povo de Deus como indivíduos, 2 ou mais reunindo-se juntos cria "igreja". É uma assembléia de crentes, coletivamente o Templo de Deus (veja Colossenses 1:24 e 2 Corintios 6:16).
Segundo, que "não há homem nem mulher (na igreja): pois voces são todos um em Cristo Jesus"  (Galatas 3:28).

A coisa mais irônica é que o Apóstolo Paulo, que escreveu essas verdades declaradas acima, parece contradizer 1 Corintios 14:34-35 apenas algumas sentenças depois. Aqui está a razão para a contradição: 
"Estas declarações (Escrituras) em 1 Corintios 14:34,35 nunca ORIGINARAM com Paulo. Paulo apenas as repetiu como uma repreensão a igreja de Corinto na carta que hoje lemos como Escrituras. Os Corintios originalmente escreveram essas coisas A Paulo. Paulo disse-lhes quão absurdo era para eles dizerem que a Lei comanda as mulheres ficarem em silencio na igreja - ELAS SÃO A IGREJA. Paulo disse que essas  ordenanças não eram do Senhor mas "ignorancia"  do que eles estavam ensinando ao povo de Deus." (exploraremos em um instante).
Temos sido ensinados que 1 Corintios 11 tem a ver com homens e mulheres tendo suas cabeças cobertas ou descobertas, mas não apenas isso. Creio que Paulo estava armando para a liderança da igreja a fim de mostrá-los como era absurdo e ignorante esse negócio de mulheres ficarem caladas na igreja. (Leia 1 Cor 11:4,5) 

Enquanto Paulo escreveu sua resposta (1 Corintios) DE VOLTA à igreja de Corinto, ele previamente leu a carta que eles enviaram a ele - 1 Corintios 7:1, "agora concernente as coisas QUE VOCES ME ESCREVERAM", o fato é que ele escreveu partes da carta deles de volta a eles e os repreendeu pelos ensinamentos insensatos e ignorantes.

 Paulo estabelece através de sua carta e particularmente nos capitulos 11 ao 14 que não há diferença entre homem e mulher sendo apontados ou recebendo os dons, chamados e ofícios de Cristo. Antes de escrever as escrituras tolas deles, as quais eles escreveram para ele, ele escreveu esse prefácio: "Deus não é o autor de confusão, mas de paz, como em todas as igrejas dos Santos"(1 cor 14:33). Nos versos 34 e 35 ele escreve o que eles haviam lhe escrito anteriormente e então no verso 36 ele diz "o que! a palavra de Deus veio de voces? ou veio  à voces somente?"
No Grego a palavra O QUE! significa uma declaraçao negativa, para clareza e entendimento, nos dias de hoje Paulo estaria dizendo "O que! voces estão doidos?". O restante do versiculo Paulo esta dizendo que o que eles escreveram em relação as mulheres ficarem em silencio não veio de Deus. Na verdade era mera estupidez.
Paulo ainda diz, "Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça que AS COISAS QUE ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR (NÃO AS COISAS QUE VOCES ESCREVEM)"(1 Cor 14:37). Paulo estava dizendo que ele foi apontado para escrever as Escrituras e os Mandamentos de Deus e não a igreja de Corintios.

Ele continua com: "Se alguem é ignorante" (significando quem escreveu essa bobagem).
Paulo então conclui este assunto e firmemente estabelece o fato de homens e mulheres estarem em ministerio e falar na igreja: "Portanto meus irmãos, procurem com zelo o dom de profetizar e não proibam o falar em linguas." V 39. Note a palavra "irmãos" - homens e mulheres. E se as mulheres são proibidas de falar na igreja então como elas poderão profetizar e falar em linguas???? Não sejamos tambem ignorantes please!!!!

O que voce acabou de estudar deveria fazê-lo gritar os louvores de Deus, no entanto ainda existe mais uma fortaleza que precisa ser derrubada para nossa total liberação e entendimento...

Por que tem sido mandatório dentro da comunidade da igreja em geral, restringir, proibir ou colocar grandes limitações contra mulheres sendo apontadas ou sendo aceitas como chamadas por Deus para servirem como Apóstolos, profetas, evangelistas, pastoras, mestres ou a moverem nos dons de Deus??? 

A resposta é simples: não apenas não entenderam as escrituras que acabamos de estudar mas ainda mais importantemente, é que O SENHOR SEMPRE COLOCA UMA FUNDAÇÃO NOVA COM HOMENS ESPECÍFICOS PRIMEIRO:

O começo da raça humana, com a primeira pessoa, um homem.
A fundação da nação de Israel, os 12 filhos de Jacó.
A fundação da Igreja, os 12 (homens) apóstolos.
O primeiro casamento, Adão (Deus criou uma companheira para ele).
Jesus Cristo O CABEÇA (homem) da Igreja.

Deus sempre usas homens específicos primeiro quando ele estabelece uma nova fundação, ENTÃO as mulheres e seus filhos são acrescentadas como Deus chama:

Deus acrescentou à raça humana após o primeiro homem, uma mulher, então seus filhos.
Aos 12 filhos de Jacó, suas esposas e então seus filhos ambos homens e mulheres.
Sobre a fundação dos 12 apóstolos, o começo da Igreja como o Senhor acrescenta diariamente ambos homens e mulheres.
Dada no primeiro casamento à Adão, Ele criou uma femea companheira para ele.


"Portanto não há Judeu ou Grego, não há escravo ou livre, NÃO HÁ NEM HOMEM NEM MULHER: pois voces são TODOS um em Cristo Jesus". (Gálatas 3:28).

Antes de terminarmos precisamos cobrir mais 1 escritura que está em 1 Timóteo 2:11-15.
"A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade (ou usurpe autoridade) sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio.
Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva." 

1 Timóteo 2:11-13


Sabemos que 1 Timóteo não pode contradizer 1 Corintios capitulos do 11-14. As palavras em 1 Timóteo 2:11-3:2 para "homem" ou "homens" significam "marido". Na verdade, a palavra "marido" em 1 Timóteo 3:2 é a mesma palavra Grega (aner) que tambem é traduzida, "homens" e "homem" em 2:11-15. O assunto não é em relação a homens e mulheres mas sim, maridos e esposas.
Portanto, 1 Corintios capitulos 11-14 ainda se encaixa perfeitamente.
Em 1 Timoteo 2:12, Paulo diz, "Eu não permito uma mulher (esposa) ensinar... ou usurpe autoridade do homem (esposo)."  Duas coisas muito importantes a se notar nessa passagem da Escritura.
Primeiro, isso é um desejo de Paulo e NÃO um mandamento do Senhor. Paulo sempre diferenciava quando algo era dele ou do Senhor e assim poderíamos sempre confiar nele para escrever as Escrituras - Ele diferenciava sua vontade da vontade de Deus.
Segundo -  A fim de Usurpar autoridade uma pessoa deve ir contra a vontade da outra. Quando o marido reconhece a unção em sua esposa para ensinar, tudo o que ele tem de fazer é permiti-la fazê-lo. Então, não existirá autoridade "usurpada", ela é dada.
Qualquer mulher Cristã, casada ou descasada pode ensinar ou tomar parte em qualquer 
ministério.

Jesus veio restaurar não somente os homens mas também as mulheres à uma posição de filhos de Deus. Todos exercem igual domínio e autoridade no Reino de Deus! Se fosse para mulher ser inferior, Deus teria feito ela das costas de Adão e não da costela!

Até a próxima!

Pastora Raquel Davis



Visite o blog Do Evento Gemas Preciosas. clique AQUI Palavra de Impacto Christian Center - Novembro de 2009
inspirado no Estudo do Pr Stephen Gola - tradução de R. M. Davis
inverdade=mentira

9 comentários:

Na verdade e no amor de Cristo disse...

paz,

Li sua postagem, entendo que as mulheres tem um papel fantastico na obra de Deus, mas ainda sim não encontro nada que fale de pastoras ou bispas... Gostaria de apresentar apenas alguns pontos:

1) Na Bíblia, a única pastora mencionada é Raquel, uma pastora de ovelhas (Gn 29.9). E o termo “bispa”, em voga na atualidade, sequer existe. Foi uma certa “episcopisa” que, ao lado de seu marido “apóstolo”, o popularizou.

2) Muitos têm dito que as mulheres sequer eram citadas nas genealogias, pois entre os judeus elas eram desprezadas. Isso em parte é verdadeiro. Contudo, esse argumento não é válido para o que está escrito na Lei, pois foi Deus quem entregou todos os preceitos da Lei a Moisés. Seria Deus machista?

3) Os defensores da ordenação feminina citam como exemplo a valorosa cooperadora de Paulo e esposa de Áqüila, Priscila (At 18.26). Mas tudo não passa de conjectura, haja vista não haver nenhuma referência que confirme o seu apostolado.

4) Também citam Júnias, que — pelo que tudo indica — era um cooperador de Paulo (Rm 16.7). Mesmo que fosse mulher, o texto não afirma, categoricamente, que se tratava de alguém que exercesse o ministério pastoral ou apostólico.

5) Na igreja primitiva, as mulheres se ocupavam da oração (At 1.14) e do serviço as-sistencial (At 9.36-42; Rm 16.1,2). E algumas se notabilizaram como fiéis cooperadoras do apóstolo Paulo, como Febe, a mencionada Priscila, Trifena, Trifosa, etc. (Rm 16), além de Lídia, a vendedora de púrpura (At 16.14). Não há nenhuma referência a mulheres exercendo atividades pastorais.

6) Alguns teólogos feministas — de maneira precipitada e infeliz — afirmam que Paulo era machista, contrário às mulheres, em razão de sua formação. Isso não resiste a uma exegese, pois nenhum machista aconselharia os homens a amarem a sua própria mulher, como em Efésios 5.25. Nenhum machista citaria tantas mulheres, como em Romanos 16. Paulo, como imitador de Cristo (1 Co 11.1), tratou as mulheres da mesma maneira que o Senhor. E, quem dentre nós, tem autoridade para dizer que Jesus era machista?

7) Se Paulo era machista, o que dizer de Jesus, que escolheu doze homens para com-por o ministério da igreja nascente, de acordo com Mateus 10.2-4? Ele teria se enganado? Ou o Mestre tinha algum vínculo com fariseus, saduceus, escribas ou quaisquer grupos machistas de sua época?

Na escolha dos primeiros diáconos, que poderiam vir a ser ministros, caso tivessem chamada de Deus para tal e servissem bem ao ministério (Hb 5.4; 1 Tm 3.13), os apóstolos disseram: “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões…” (At 6.3).

9) No primeiro concílio, em 52 d.C., os rumos da igreja foram traçados por homens (At 15).

10) Em Apocalipse 2 e 3, são mencionados os pastores das igrejas da Ásia.

Como se vê, apesar de toda a polêmica em torno desse assunto, a Bíblia é clara. Em-bora as mulheres tenham importante papel ao longo das páginas do Novo Testamento, aparecendo na linhagem e no ministério de Cristo (Mt 1.3,5,6,16; Lc 8.1-3), Deus conferiu aos homens, em regra geral, o exercício da liderança eclesiástica (Ef 4.8-11).

Robson Moreira - na verdade e no amor de Cristo

Unknown disse...

Obrigada por comentar Robson, realmente o termo Bispo é o mesmo que Pastor. Apóstolo quer dizer apenas "enviado", alguém que é enviado para iniciar algum trabalho ministerial. Como diz em minha postagem, Deus sempre usou os homens para serem fundamentos e então acrescentava à eles as mulheres e crianças.
Não concordo com os extremos e vejo muitos, em diversos lugares.
Mais uma vez obrigada por seu comentário.

Erlon Andrade disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Erlon Andrade disse...

Não sou doutor da lei. Pelo pouco conhecimento que tenho chego a conclusão que onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Não vivemos no tempo de Moisés, apesar de alguns quererem colocar o cabresto nos homens e nas mulheres.
Vivemos o avivamento, apesar de alguns não entenderem. Avivamento significa uma nova consciência daquilo que significa DEUS.
Muitos não querem entender, Mas Deus é o Deus das mulheres também e as coloca onde quer. Não importando os pensamentos e teorias falidas, apesar de dizerem que, é a verdade.

Unknown disse...

Agradeço seu comentário Sr Erlon Andrade. Sempre ensino que se quisermos saber como Deus é e interage com as pessoas devemos olhar para Jesus Cristo. Nos Evangelhos vemos como Jesus interagia com as mulheres, que eram consideradas cidadãs de 2.a classe (isso jamais esteve no plano original de Deus). Jesus as amou, as curou, as defendeu, permitiu que elas o seguissem e fizessem parte do seu grupo, e as salvou dando à elas os mesmos direitos de filhas em Seu Reino. O que vejo é muita hipocrisia disfarçada de teologia. Se mulheres não podem falar e nem ensinar, por que permitem as mesmas de presidirem em escolas dominicais e em classes de crianças? É um absurdo atrás do outro, e enquanto isso as pessoas vão indo pro inferno...

Walter Filho disse...

Raquel,
Belo texto, bastante explicativo e esclarecedor!

God bless you!

Microscopicamente falando (João 3.30),

Walter Filho

http://blogdowaltim.blogspot.com

Kátia Valéria disse...

Jesus levantou os seus, mas não foram as mulheres que olhavam de longe a sua crucificação! Não foram as mulheres que tiveram que ver pra crer! Não foram as mulheres que o vendeu por 30 ciclos de prata! Não foram as mulheres que tiveram que tocar suas feridas! Foram as mulheres que estavam no seu túmulo testemunhando a sua ressurreição!!! As mulheres têm seu papel na igreja de Cristo! Onde muitos estão tirando o mão do arado, as mulheres tomam a frente, porque a obra de Deus não pode parar! Se não fosse aprovado por Deus esse ministério não daria tantos frutos! Vejamos o exemplo de Joyce Meyer, Conheço muitos homens que lêm os seus livros, ouvem suas mensagens e testemunham a edificação de Cristo através da vida dela! Seria esse ministério arrebanhador de almas desaprovado por Deus?

Unknown disse...

Obrigada Walter! João 3:30 na cabeça pois o cabeça fez o mesmo! rsrs

Unknown disse...

E eu conheço muitos que até tiram mensagens dela e de outras mulheres mas não tem humildade de admitir! rsrs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...